Pilates e dor nas costas

Muitas pessoas chegam ao estúdio de pilates perguntando se o pilates é bom para melhorar a dor nas costas , se o pilates é bom para a postura. A resposta para essas perguntas é sim, o pilates alivia as dores e corrige a postura. Porém para isso, além de praticar os exercícios durante as aulas, é necessário também que a pessoa esteja sempre atenta à sua postura durante o dia a dia e incorpore esses exercícios na sua rotina. É fundamental que a coluna se mantenha neutra ( curvaturas normais ) e contração abdominal.


A má postura é a causa mais comum de dor nas costas. Porém, para corrigir as imperfeições da coluna não é simples e nem de um dia para o outro. Requer treino e observação dos seus hábitos durante o dia. É necessário iniciar os exercícios lentamente até conseguir se manter com a coluna reta por longos períodos. Os músculos posturais precisam receber estímulos de forma correta que devem ficar.

Outra causa importante para a dor nas costas é o sedentarismo. Nosso corpo não foi feito para ficar longos períodos na mesma posição. A coluna sofre quando nos  mantemos sentados por muito tempo. Ao sentar os músculos das costas trabalham constantemente para mantê-la ereta. As pernas não conseguem manter a coluna reta. Além de tudo isso, a circulação fica prejudicada e o tons muscular diminui. É bom tentar levantar-se regularmente durante o dia.

As flexões de coluna( quando agachamos a coluna para a frente) são bastante prejudiciais para as estruturas da coluna. É importante agachar com os joelhos dobrados e não somente curvar à coluna para a frente. Ao agachar, mantenha sempre a coluna neutra, joelhos flexionados e se for pegar algum peso, utilize os músculos das pernas, deixe o abdômen contraído( umbigo para dentro), isso ajudará a preservar sua coluna evitando futuras lesões ou dores.

Fique sempre atento a qualquer sintoma de dor. Dor é considerado nosso termômetro de que algo não está correto. É recomendável sempre consultar um médico e assim poder ter um encaminhamento ou tratamento direcionado ao seu tipo de problema ou ao seu objetivo.


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