Menopausa - Como o pilates pode ajudar



Como professores de Pilates, estamos vendo muitas mulheres de meia-idade em nossas sessões , e elas são um grupo energético, dinâmico. As mulheres de hoje são muito mais ativas, informadas e focadas em sua saúde e forma física do que eram há várias décadas. Muitas trabalharam por anos e não estão a ponto de parar agora, quando chegaram no período da menopausa.


Texto: Carolyne Anthony

O início da menopausa, no entanto, traz diversas mudanças para a vida das mulheres. É interessante olhar para alguns dos sintomas da menopausa e como o exercício pode ajudar a aliviar alguns deles. É ainda mais interessante olhar para as formas em que o Pilates pode ajudar muitos desses sintomas.
Então o que é menopausa? Um circo na melhor das hipóteses.

Pré menopausa descreve o momento em que o ciclo menstrual de uma mulher começa a parar, a menopausa é alcançada quando não tenha havido um ciclo de 12 meses consecutivos. É um momento de turbulência no corpo. Hormônios estão desenfreados, seu corpo está mudando e a vida parece estranha.
Soa como a adolescência, não é? Se você já está ensinando a este grupo, você sabe que elas são algumas das pessoas mais engraçadas e animadas ao seu redor. Senso de humor é uma exigência durante este tempo!
Pilates é uma experiência do corpo e mente, como a menopausa é, e podemos usar a filosofia do Pilates para ajudar as mulheres. A menopausa pode ser um momento verdadeiramente surpreendente se forem dadas as ferramentas necessárias para lidar com suas dificuldades e tribulações. Pilates é um maravilhoso auxílio na realização destes objetivos. Manter uma atitude positiva e senso de humor também é importante. Sentindo-se bem consigo mesma e seu corpo é essencial.

Menopausa da mente

As mulheres tendem a apresentar distúrbios, mudanças de humor, irritabilidade, depressão e sono, entre vários outros sintomas, durante a menopausa. Exercícios de intensidade moderada são conhecidos por ajudar a controlar esses sintomas, e exercícios simples, como respiração e alongamento, também são benéficos para aliviar o stress.

A respiração abdominal profunda, não só acalma e focaliza a mente, ajuda a tonificar e fortalecer os músculos abdominais. Às vezes o cansaço pode ser um problema para este grupo, em caso afirmativo, uma sessão de respiração e alongamento, junto com alguns exercícios simples, podem ajudar a acalmar e relaxar o suficiente para ajudar a promover um sono melhor. Este tipo de exercício pode ser feito algumas horas antes de dormir, pois não vai aumentar o metabolismo e estimular o sistema nervoso central, como no exercício mais intenso.

Menopausa do Corpo

O colágeno é a principal proteína do tecido conjuntivo e também é responsável pela força e elasticidade da pele. Conforme a idade, a capacidade de reconstruir o colágeno diminui, o que leva a rugas e flacidez da pele, bem como a diminuição do tônus muscular. Foi provado que o exercício tem a capacidade de estimular a regeneração do colágeno nos músculos e ossos, um duplo benefício para as mulheres na menopausa, com o início da osteoporose.

Juntamente com o músculo e perda de tonicidade da pele surge o ganho de peso, que normalmente aparece por volta do meio do processo, com uma perda simultânea de gordura ao redor dos quadris e coxas.
Isso é causado por flutuações hormonais e da desaceleração do metabolismo.

Há muitas maneiras de tratar essas alterações hormonais e diminuição do metabolismo. Exercício, novamente, é um deles.

Temos de olhar atentamente para o tipo de exercício que estas mulheres precisam. Se o ganho de peso é um problema, tem que haver um esforço concentrado para reduzir o número de calorias consumidas e aumentar a atividade cardiovascular. Não há maneira de contornar esta fórmula. Nenhuma quantidade de trabalho abdominal vai realmente mudar o peso nesta área sem a ajuda da atividade cardio e uma diminuição da entrada calórica.

Enquanto a maioria de nós estamos criando um ambiente livre de stress, com exercícios suaves e alongamento, a verdade é que estas mulheres precisam de trabalho árduo. Aumentando o ritmo cardíaco e mantendo-o por pelo menos 20 minutos, teremos a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, hormônios que trazem uma sensação prazerosa. Isto também irá turbinar o metabolismo e mantê-lo ligado por um tempo após o final do exercício. Precisamos ajudá-las a se moverem mais, usando mais resistência e se divertindo muito mais.

Menopausa do Espírito

A menopausa pode ser sentido como um momento de perda para muitas mulheres. Elas estão lidando com a perda da juventude, a vitalidade, a capacidade de ter filhos, a "síndrome do ninho vazio". Elas têm que lidar com mudança do corpo, uma mente e humores confusos. Isto é muito para segurar. O exercício vai servir para fazer essas mulheres se sentirem melhor, e assim elas são mais capazes de lidar com a loucura da menopausa. Este é também um momento de auto-reflexão, um ressurgimento delas mesmas.

A maioria destas mulheres, relatam uma abertura da mente e um desejo insaciável de aprender coisas novas. Essas mulheres são fortes e confiantes e estão dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o equilíbrio em suas vidas. O Pilates parece ser adequado para essa população muito especial.

Fonte:
www.pilates-pro.com

Categories: ,